domingo, 30 de dezembro de 2012



Como começar a falar de “Neuromancer”? Uma obra simplesmente FUNDAMENTAL nas prateleiras de todo amante de ficção científica?

Bom, é claro que você já deve ter ouvido falar na MATRIX, certo? E você deve achar que é criação dos Irmãos Wachowski, certo? ERRADO.

William Gibson, considerado por muitos o PAI do cyberpunk, escreveu “Neuromancer”, o primeiro livro da Trilogia do Sprawl, em julho de 1983, publicado em 1984. Se o livro “1984” marcou uma geração, essa obra de Gibson, também roteirista de “Johnny Mnemonic” e de dois episódios de “Arquivo X”, marcou ainda uma nova revolução na literatura de ficção científica.

Neuromancer é o primeiro romance a ganhar a santíssima trindade dos prêmios de ficção científica: O Hugo Award, Nebula Award e o Philip K. Dick Award.

A matrix é apenas um dos elementos “em comum” com o filme mencionado acima. Porém, a obra de Gibson vai muito mais além, abordando as interações do ser humano com a máquina, em um futuro distópico e altamente marcado pela tecnologia, por vezes bem invasiva, em que Case é “contratado” para uma missão, sem saber onde está se metendo, em troca de… bem, continuar a viver.

A excelente edição de 25 anos da obra da Editora Aleph tem um acabamento primoroso, uma ótima tradução nova e ainda conta com um glossário dos termos que foram mantidos como no original, ou que foram adaptados, mas são recorrentes e cujo significado é primordial para entender o andamento do livro.